Blog da Alvorada

dicas, receitas e mais

Cogumelos – clareadores dentais

Conheça o estudo de pesquisadores de Universidades do estado de São Paulo que apresentaram a possibilidade de utilizar cogumelos como clareadores dentais.

Sabe-se que o clareamento é um dos procedimentos clínicos mais realizados pelos consultórios odontológicos nos últimos anos. O mercado é bastante aquecido para este tipo de técnica uma vez que, de fato, apresenta resultados bastante satisfatórios! Porém alguns pontos negativos dos procedimentos tradicionais como desmineralização e pequenas alterações no esmalte natural dos dentes, inspiraram pesquisadores da WeBee (Startup tecnológica da Unicamp) a buscar uma alternativa!

Um dos cogumelos favoritos do público geral (e também do público da Alvorada) é o Shimeji – muito popular nos restaurantes orientais quando servido frito na manteiga com shoyu. Além de seu sabor e textura característicos, descobriu-se o potencial de seu extrato servir como alternativa nesses procedimentos odontológicos de clareamento dental. Este extrato pode ser obtido do chapéu ou do talo do shimeji com quase nenhum tratamento, sendo considerado um produto de uma tecnologia “verde”.

O método tem patente já depositada e utiliza partes do cogumelo que seriam descartadas, reduzindo ainda mais os resíduos dessa indústria e não necessitando de uma produção maior ou exclusiva para essa finalidade, aumentando ainda mais o aproveitamento do cultivo e agregando valor para os pequenos produtores.

A inovadora técnica é resultado de um estudo interdisciplinar que contou com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo e de três faculdade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Ciência de Alimentos (FEA) e Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

O cogumelo apresenta diversas enzimas conhecidas por suas propriedades despigmentantes. Segundo Gislaine Leonardi, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), o mecanismo de ação do extrato ainda não foi totalmente esclarecido, mas os estudos conduzidos na Unicamp indicam a existência de uma explicação que vai além dessas enzimas. “Testamos diferentes cogumelos de supermercado e percebemos que o shimeji do tipo preto é o que funciona melhor. Quando o cogumelo é aquecido antes do tratamento ele tem uma ação de clareamento superior. Isso sugere que o efeito clareador pode não estar ligado às enzimas. Seguimos na pesquisa para saber o que produz esse efeito”, complementa. (PALAZI, 2022).

Além de uma alternativa mais sustentável, a técnica projeta causar menos efeitos adversos quando comparada aos mecanismos tradicionais de clareamento, que podem causar dor, hipersensibilidade, inflamação da gengiva, sensibilidade gástrica, alterações de pH e desmineralização da estrutura dentária.

O extrato de shimeji preto mostrou-se seguro em testes realizados in vitro e em partes de dentes bovinos (estudo aprovado pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da Unicamp). As próximas etapas consistem em testar o extrato em forma de gel e em forma enxaguatória em humanos.

A princípio esse procedimento alternativo apresenta capacidade de clarear cerca de 25% a menos do que os tratamentos convencionais. Algo que é visto por alguns dos pesquisadores como positivo! O motivo? Muitos dos pacientes buscam um efeito um pouco mais natural no resultado das aplicações.

As professoras Gislaine Ricci Leonardi (FCF Unicamp), Maria Cibelle Pauli (UNIFESP), Débora Alves Nunes Leite Lima (FOP Unicamp) e os professores Juliano Lemos Bicas (FEA Unicamp) e Rodrigo Ramos Catharino (FCF Unicamp) foram premiados na categoria Propriedade Intelectual Licenciada no Prêmio Inventores 2022, da Unicamp.

Dessa forma, continuamos a observar que os cogumelos têm a oferecer cada vez mais inovações e aplicações em diversas áreas além de serem organismos extremamente saudáveis e sustentáveis.

Bibliografia

PALAZI, A. Cogumelo é usado para desenvolver clareadores dentais naturais. Jornal da Unicamp, 2022. Disponível em https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2022/05/06/cogumelo-e-usado-para-desenvolver-clareadores-dentais-naturais. Acesso em 13/01/2023.
JOKURA, T. Clareador dental de cogumelo. Pesquisa FAPESP, 2022. Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/clareador-dental-de-cogumelo/. Acesso em 13/01/2023.